quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Neta do Senhor Linh

Por sugestão da Virgínia do Carmo @ O Lugar dos Sentidos
"A Neta do Senhor Linh”, de Philippe Claudell
Ed. Asa, 2006

"Trata-se de uma estória comovente, um relato impressionante que nos transporta de um cenário de guerra dolorosamente trágico para um acolhedor mundo inventado onde um velho homem abraça e cuida permanentemente da sua pequena neta. Perdido entre a imaginação e a realidade, este homem marcado pela tristeza da perda, vai vaguear por um mundo que não é o seu, acabando por encontrar, no exílio, o consolo de uma verdadeira amizade. Segurando sempre a neta nos braços, alimentando-a e amando-a, ambos vivem dias de angústia pela incerteza do futuro. Mas saber que existe um futuro basta ao Senhor Linh para que não desista de fazer vingar a sua pequena Sang Diû, um nome que na sua língua significa Sem Deus. À medida que viajamos com este homem através dos seus medos, sentimentos e nostalgias, também em nós se mistura a verdade e a ficção, como se as emoções fossem nossas, tal é a intensidade das palavras que nos guiam. As lágrimas poderão assomar de vez em quando, mas a beleza superará a tristeza. Não obstante o desfecho desta história, cada vez menos inesperado à medida que avançamos no seu enredo, existe uma mensagem de esperança que passa, um sentido de vitória sobre a morte, uma força que separa a realidade superável da capacidade de inventar a nossa própria realidade, para tornar possível a sobrevivência emocional e a perpetuação do amor."

(Imagem daqui)

8 comentários:

  1. Cara Virgínia, muito obrigada pela sugestão. Já a incluí na lista dos livros 'a ler'. A descrição cuidada e estimulante que faz, abrem o apetite para a leitura :)
    Um beijinho grato, com o desejo de que volte sempre :)

    ResponderEliminar
  2. R., eu é que agradeço a partilha proporcionada com a sua iniciativa. Irei passando para tb eu beber as sugestões que forem aparecendo!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li nada do Claudell.
    Tomei nota.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. JPD: Muito obrigada e votos retribuídos :)

    Cara clorinda, muito bem-vinda. Agradeço e retribuo inteiramente os votos. Que o novo ano inaugure na vida um livro de felicidades!

    ResponderEliminar
  5. Bom ano, R.

    Tenho já preparada para Janeiro uma sugestão de leitura.
    Até lá, então!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, JPD :) São sempre muito bem-vindas!
    E, claro, votos reforçados de um bom ano também!

    ResponderEliminar