Por sugestão da Virgínia do Carmo @ O Lugar dos Sentidos
"A Neta do Senhor Linh”, de Philippe Claudell
Ed. Asa, 2006
"Trata-se de uma estória comovente, um relato impressionante que nos transporta de um cenário de guerra dolorosamente trágico para um acolhedor mundo inventado onde um velho homem abraça e cuida permanentemente da sua pequena neta. Perdido entre a imaginação e a realidade, este homem marcado pela tristeza da perda, vai vaguear por um mundo que não é o seu, acabando por encontrar, no exílio, o consolo de uma verdadeira amizade. Segurando sempre a neta nos braços, alimentando-a e amando-a, ambos vivem dias de angústia pela incerteza do futuro. Mas saber que existe um futuro basta ao Senhor Linh para que não desista de fazer vingar a sua pequena Sang Diû, um nome que na sua língua significa Sem Deus. À medida que viajamos com este homem através dos seus medos, sentimentos e nostalgias, também em nós se mistura a verdade e a ficção, como se as emoções fossem nossas, tal é a intensidade das palavras que nos guiam. As lágrimas poderão assomar de vez em quando, mas a beleza superará a tristeza. Não obstante o desfecho desta história, cada vez menos inesperado à medida que avançamos no seu enredo, existe uma mensagem de esperança que passa, um sentido de vitória sobre a morte, uma força que separa a realidade superável da capacidade de inventar a nossa própria realidade, para tornar possível a sobrevivência emocional e a perpetuação do amor."
(Imagem daqui)
(Imagem daqui)
Cara Virgínia, muito obrigada pela sugestão. Já a incluí na lista dos livros 'a ler'. A descrição cuidada e estimulante que faz, abrem o apetite para a leitura :)
ResponderEliminarUm beijinho grato, com o desejo de que volte sempre :)
R., eu é que agradeço a partilha proporcionada com a sua iniciativa. Irei passando para tb eu beber as sugestões que forem aparecendo!
ResponderEliminarBeijinho
Ainda não li nada do Claudell.
ResponderEliminarTomei nota.
Bjs
Feliz Natal e boas leituras!
ResponderEliminarBjs
Votos de um Bom Ano 2011.
ResponderEliminarAbraço
JPD: Muito obrigada e votos retribuídos :)
ResponderEliminarCara clorinda, muito bem-vinda. Agradeço e retribuo inteiramente os votos. Que o novo ano inaugure na vida um livro de felicidades!
Bom ano, R.
ResponderEliminarTenho já preparada para Janeiro uma sugestão de leitura.
Até lá, então!
Beijinho
Obrigada, JPD :) São sempre muito bem-vindas!
ResponderEliminarE, claro, votos reforçados de um bom ano também!